A transparência é um dos princípios da boa governança corporativa que devem ser adotados por empresas responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade. A transparência é essencial para fundamentar o processo de tomada de decisão em diferentes esferas: investidores, consumidores, clientes, comunidades, governo e a sociedade como um todo.
Ser transparente implica em comunicar não só o que interessa à própria empresa, mas considerar seriamente qual a necessidade e interesse dos stakeholders e disponibilizar informações além das que são obrigatórias por leis ou regulamentos. A empresa deve ser transparente quanto à sua identidade (visão, propósitos, princípios e valores), compromissos, objetivos, metas, indicadores, impactos, riscos, desafios e oportunidades de suas atividades, entre outras informações que possam ser relevantes. A comunicação deve ser clara, acessível, tempestiva e equilibrada, isto é, devem ser apontados aspectos positivos e negativos de forma equilibrada. Destacar aspectos positivos e evitar os negativos não é uma atitude transparente e pode levar à tomada de decisões equivocadas, por isso é fundamental haver balanço. O compromisso com a transparência pode ser sintetizado em uma política de divulgação de informações.
É preciso haver consistência entre as várias formas e diferentes canais com as quais a empresa informa e presta conta das suas ações: políticas, relatórios, internet e instrumentos de propaganda e marketing. Cada instrumento tem uma finalidade específica e destina-se a um ou mais públicos diferentes, mas todos devem estar alinhados à mensagem que a empresa deve passar. Além do equilíbrio entre aspectos positivos e negativos, é preciso considerar a relevância dos temas tratados, que pode ser avaliada por meio de processos específicos de materialidade.
Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema
Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema