Consumir de forma consciente é um dos fundamentos para a construção de uma sociedade sustentável. Como cidadãos, precisamos ter consciência dos impactos e dos custos sociais e ambientais de tudo que consumimos no nosso dia a dia, que pode parecer pouco se analisado isoladamente, mas quando computado ao longo de uma vida é muito significativo. Consumimos de forma consciente quando o consumo é um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo. O consumo consciente parte da premissa de que devemos consumir para viver e não viver para consumir. Conforme enfatiza o Instituto Akatu, é importante que os consumidores tenham claro o poder que tem ao fazer suas escolhas, pois dessa forma impulsionam a oferta das empresas, que podem adotar maior transparência, mais eficiência nos processos, com menos impactos negativos e mais impactos positivos.
Entre as ações possíveis, estão refletir sobre a real necessidade de consumir um determinado bem e decidir consumir só o necessário; considerar aspectos sociais e ambientais nas decisões de compra; adotar sempre a estratégia dos 4R (repensar, reduzir, reusar e reciclar); conhecer e valorizar práticas de responsabilidade socioambiental das empresas na hora de adquirir produtos e serviços; participar ativamente e contribuir com a melhoria de produtos e serviços, por meio de sugestões e críticas construtivas aos fabricantes; entre outras ações.
Algumas empresas oferecem produtos e/ou serviços que, mesmo se usados de acordo com as orientações, podem provocar danos à integridade física e/ou psicológica de seus usuários, de terceiros próximos a eles ou ainda da sociedade de forma geral. Estudos indicam que o uso ou consumo generalizado de tais produtos pode aumentar a incidência de doenças crônicas não transmissíveis de origem comportamental na população, como por exemplo hábitos alimentares e doenças respiratórias. São alarmantes os dados sobre obesidade no Brasil, especialmente no caso da obesidade infantil, sendo que aproximadamente uma em cada três crianças sofre desse problema. É também crescente a incidência de casos de hipertensão e níveis elevados de colesterol, que estão associados à baixa qualidade da alimentação e à ausência de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos. Além de alertar os consumidores sobre esses riscos, empresas comprometidas com a sustentabilidade tem a responsabilidade de promover o consumo consciente e estimular estilos de vida mais saudáveis, para o bem da sociedade e até como forma de mitigar os eventuais impactos adversos de seus produtos.
Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema
Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema